porquinhos da índia com má oclusão dental

Essa matéria foi tirada do site www.porquinho da índia.com.br



Má Oclusão e Alongamento Dental


    Má oclusão dentária é uma condição em que os dentes não se gastam da maneira correta e crescem demais. É um problema muito frequente em porquinhos da índia, que ocorre por muitos fatores, como predisposição genética (especialmente nos casos em porquinhos com menos de 2 anos de idade), carência de vitamina C, trauma, infecção ou desgaste insuficiente dos dentes por receber uma dieta composta por muita ração e baixo teor de fibras (capim e feno de capim são importantíssimos, lembre-se!)  Algumas vezes a má oclusão é associada a problemas cardíacos.



     Os dentes crescem e impedem o fechamento correto da boca, fazendo com que o porquinho mastigue mais frouxamente os alimentos. Muitas vezes o crescimento exagerado dos dentes da frente e do fundo ocorrem ao mesmo tempo, mesmo que pareça que somente os dentes da frente estão grandes demais. Como a capacidade de mastigar diminui, os dentes da frente também passam a não se gastar naturalmente. Os molares inferiores crescem em direção à lingua, enquanto os molares superiores crescem em direção à bochecha. O crescimento exagerado dos dentes impede a mastigação normal dos alimentos e pode causar inflamação e ferimentos na boca.

Sinais e Sintomas de Má Oclusão Dentária

     Os sintomas podem ser discretos. Sinais de alerta são:

• O porquinho fica mastigando como se tentasse descolar algo que estivesse preso na boca;
• As orelhas parecem se mover demais quando ele mastiga;
• Os olhos e nariz podem ter secreção (indicando abcesso);
• Os dentes da frente podem estar grandes e desalinhados;
• Ele não consegue comer o mesmo tanto e na mesma velocidade que antes;
• Ele não consegue pegar ou partir corretamente os alimentos;
• Quando ele mastiga, pedaços de alimento caem da boca;
• Ele pega a ração, mas deixa cair da boca;
• Ele parece com fome e se interessa pelo alimento, mas não consegue comer;
• Ele pode estar babando;
• Ele está perdendo peso.

     O porquinho da índia pode ter grande dificuldade de comer, ou mesmo não comer nada. A boca pode ficar um pouco aberta. Má oclusão dos incisivos pode ser notada por exame físico, mas a má oclusão dos dentes do fundo geralmente ocorre junto e pode passar despercebida por um tempo. Os sintomas podem demorar a aparecer, e quando o dono se apercebe, o porquinho já pode ter perdido um bom tanto de peso e estar babando, já que a boca não consegue se fechar completamente. Pesar o porquinho regularmente é fundamental, pois ajudará a perceber uma perda de peso gradual antes que seu porquinho esteja seriamente debilitado.


(Veja neste vídeo a porquinha da índia Docinho, branca e cinza, com dificuldade em se alimentar. Ela come devagar em comparação com as outras e constantemente fica como se algo estivesse preso dentro da boca. Ela teve má oclusão dentária).



Diagnóstico

     É muito importante encontrar um veterinário de exóticos ou dentista de animais que seja experiente em tratar de dentição de porquinhos da índia. Alguns porquinhos receberam diagnóstico errado e a má oclusão ficou sem tratamento, pois muitas vezes com a má oclusão aparecem sinais de escorbuto pela diminuição da ingestão de alimentos. Alguns veterinários tratam do escorbuto e se esquecem da má oclusão.

     Infelizmente, muitos veterinários comuns somente aparam os dentes incisivos e se esquecem do supercrescimento dos dentes molares, que estão causando os problemas. Nem todos os veterinários têm a habilidade, conhecimento e ferramentas para diagnosticar corretamente e tratar da má-oclusão ou identificar outros problemas dentários. Fique atento! O correto diagnóstico só acontece após exame visual dos dentes molares (o veterinário poderá utilizar um otoscópio para isso) e raio-x de crânio. Não é possível diagnosticar má oclusão corretamente sem a realização de raio-x!

     O raio-x de crânio pode ser feito sob sedação leve ou, em alguns casos, sem sedação. Converse com seu veterinário.

Tratamento

     O veterinário examinará a dentição com ajuda de aparelhos. Ele também deverá realizar um exame físico em busca de possíveis nódulos (que podem indicar crescimento das raízes dos dentes). O tratamento envolve o desgaste dos dentes, com uso de anestesia.


Docinho, porquinha da índia com má oclusão dentária.
Note pontas dentárias indo em direção à língua.

Docinho, após desgaste dentário, com Dra. Elisangela, Odontovet.
     Após a cirurgia, são necessários cuidados pós-operatórios que incluem controle da dor e ajuda para alimentação, porque o porquinho não conseguirá se alimentar sozinho durante alguns dias. Os músculos mastigatórios ficaram esticados durante um longo período devido ao alongamento dos dentes e por isso ficam doloridos durante cerca de 10 dias após o desgaste dentário.

     Mesmo com administração de analgésicos, o porquinho ainda pode recusar o alimento durante alguns dias. Não se deve esquecer de suplementar a dieta com vitamina C e fibras. Em alguns casos, o porquinho da índia vai precisar de cuidados com os dentes periodicamente.

Cuidados Pós Operatórios

     O desgaste dentário é um procedimento delicado. Não espere que após o procedimento, seu porquinho estará com o problema resolvido e conseguirá voltar a comer normalmente. Seu porquinho da índia virá para casa ainda debilitado e com dor. Leva em média 1 semana para que ele volte a comer sozinho. O que fazer? Enquanto ele se reabilita, você é o responsável pelo bem-estar dele, por seguir a regra dos 4 "P": Pesar diariamente;Papinha a cada 4 horas; Persistência e Paciência. E jamais de esqueça do controle da dor. Porquinho com dor não se alimenta!

     O controle do peso é importantíssimo para que você verifique se seu porquinho está se alimentando o quanto deveria. Tenha uma balança dessas de cozinha em casa e pese pelo menos diariamente se seu porquinho da índia fez um desgaste dentário. Anote o peso. Compare. Se estiver perdendo peso, não está recebendo a quantia de alimento necessária e talvez precise de mais medicamento para dor.

     As papinhas salvam vidas. Se seu porquinho fez um desgaste dentário, ele vai precisar da sua ajuda para comer a cada 4 horas (prepare-se para fazer isso mesmo de madrugada por alguns dias!). Lembre-se de que porquinhos da índia são herbívoros, tem um intestino bastante longo que precisa estar em constante funcionamento. Enrole o porquinho em uma toalha e, usando a seringuinha como mostradoaqui, vá com a seringa de lado, por trás dos dentes incisivos; procure colocar uma pequena quantidade de papinha na boca, no fundo. Verifique se ele está mastigando e engolindo. Ao dar papinha ao seu porquinho, lembre-se: Persistência e Paciência são virtudes! Seu porquinho da índia pode não ser nada cooperativo.

   O controle da dor é fundamental! Se seu veterinário não prescreveu medicação para dor, solicite a ele. Uma boa combinação é um antiinflamatório com um analgésico potente (como Meloxicam + Tramadol) por, em média, 5 dias.

0 comentários:

Postar um comentário